sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Sistema Respiratório








Trabalho do Sistema Repiratório:

O que é o Sistema respiratório?


O sistema ventilatório(respiratório): É responsável por oxigenar o sangue e remover o gás carbonico do corpo. Fazem parte do sistema a cavidade nasal, a faringe, a laringe, a traquéia, a glote e a epiglote, o diafragma e musculos intercostais, além do pulmão. O corpo, feito em sua maior parte de água (cerca de 57%), também precisa da água na expiração. Cerca de 6% dá expiração é água em seu formato gasoso. Por isso, quando se tem uma baixa umidade do ar, como a que tivemos em Belo Horizonte - MG durante toda a semana passada. A umidade do ar chegou ao mais baixo nivel de umidade da historia da cidade, com menos de 18% em alguns dias. Isso provoca várias doenças respiratórias nas pessoas que moram na cidade. Doenças respiratórias são todas as doenças que atrapalham o funcionamento dos orgãos do sistema ventilatório. Doenças comuns durante essas baixas na umidade do ar são as dores de garganta, bronquite, transtornos respiratórios (as que não são doenças especificas), entre outras.



Funcionamento do sistema ventilatório:


Fossas Nassais:As fossas são duas cavidades paralelas que começam no nariz. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas que estão presentes também nas porções inferiores das vias aéreas, como traquéia, brônquios e porção inicial dos bronquíolos. No teto das fossas nasais existem sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.


Faringe: A Faringe é um canal comum aos sistemas digestório e repiratório. Indepedendo de o ar chegar aos pulmoes e os alimentos ao sistema digestório eles passa pela faringe.
A faringe é faz parte começando imediatamente depois da boca e indo até o esófago. Nos homens, vai também até à laringe, sendo um canal comum ao sistema digestório e ao aparelho respiratório. Na faringe ocorre o fenômeno da deglutição, em que a epiglote fecha a laringe (impedindo que alimentos cheguem à traquéia). Depois os alimento desce para o esófago.A faringe humana é divida em nasofaringe, localizada posteriormente à cavidade nasal; orofaringe, posterior à cavidade oral; e laringofaringe, posterior à laringe.



Laringe:A laringe tem importante função ao impedir a entrada de alimento nas vias aéreas inferiores e garantir a fonação. Ela consegue impedir a entrada de alimento nela mesmo e na traquéia com a ajuda de uma "tampa" chamada epiglote. A epiglote deixa o ar passar para o resto do sistema ventilatório e se fecha quando o alimento desce.É na laringe que também se encontram as cordas vocais, responsáveis pelos sons.



Traquéia: A traquéia é basicamente um tubo que liga a laringe aos brônquios. A traquéia não se fecha graças à anéis de cartilagem em forma de "C". Estes anéis estão presentes na traquéia, nos brônquios e nos bronquíolos. Também estão presentes na traquéia os cílios e um muco. Possíveis sujeiras grudam nesse muco e são levadas pelos cílios para a laringe onde são engolidos (passam para o esôfago).



Brônquios: Já bem perto do pulmão, a traquéia se divide e se transforma em brônquios.Os brônquios, à medida que penetram no pulmão, vão sofrendo sucessivas ramificações até virarem bronquíolos terminais. Os brônquios tem a mesma função da traquéia: cílios, muco, anéis... Eles dividem o ar entre os dois pulmões.



Bronquíolos: Como o nome diz, são pequenos brônquios, eles também possuem cílios, muco e anéis. Sua função é levar o ar até os alvéolos.


Alvéolos: Finalmente chegamos no local onde ocorre a HEMATOSE. A hematose é a troca de gases entre os alvéolos e o sangue. Assim, o oxigênio sai dos alvéolos e entra no sangue e o gás carbônico sai do sangue e entra nos alvéolos.
O alvéolo é mais ou menos como uma bola circulada de vasos sanguíneos bem pequenos: os capilares.
Dentro do alvéolo existe o terceiro filtro: macro células chamadas macrófagos. Esses macrófagos ficam rondando os alvéolos e "capturando" sujeiras que conseguiram passar pelo primeiro e segundo filtro. Essa captura ocorre por fagocitose.
Inspiração e Expiração
O ar entra e depois sai... Como ocorre isto? Existem músculos, chamados intercostais e diafragma, que vão fazer com que o pulmão se expanda ou contraia.
Quando o pulmão se "contrai" e o ar alveolar (aquele cheio de CO2) sai, falamos que ocorreu e expiração. Quando o pulmão se "expande" e o ar atmosférico (aquele de fora, cheio de O2) entra, falamos que ocorreu a inspiração.

Inspiração: Para ocorrer a inspiração, os músculos intercostais e o diafragma se contraem, fazendo assim o pulmão se expandir e a pressão dentro dele ficar menor do que a pressão de fora. Por isso, o ar entra no pulmão!

Expiração: Na expiração, os músculos intercostais e o diafragma se relaxam e assim o pulmão se contrai fazendo aumentar a pressão dentro dele. O ar então sai para o ambiente (que passa a ter uma pressão menor que o pulmão).
Atenção! Contrair, no caso do diafragma e dos músculos intercostais, não quer dizer que vão contrair como um balão quando murcha! De qualquer forma, resumindo:
Inspiração = músculos intercostais e diafragma contraem = pulmão expande = pressão no pulmão diminui = ar entra
Expiração = músculos intercostais e diafragma relaxam = pulmão contrai = pressão no pulmão aumenta = ar sai.

Como o oxigênio chega as células?(fonte: ocorpohumano)
O oxigênio sai dos alvéolos e se liga a células chamadas hemácias (ou glóbulos vermelhos). A hemácia possui uma substância chamada hemoglobina, essa substância tem uma cor avermelhada (por isso as hemácias são vermelhas). O oxigênio e o gás carbônico se ligam à hemoglobina como quando um imã atrai um prego. Essa ligação ocorre devido a uma propriedade chamada difusão. Segundo a difusão, os meios tendem a se igualar, sendo assim, o meio mais concentrado (chamado HIPERtônico) vai perder parte de sua concentração para o meio menos concentrado (chamado HIPOtônico). Vamos ver na prática:
O ar do alvéolo é mais rico em O2 do que o sangue né? Pois então o O2 do alvéolo vai para o sangue onde se liga com a hemoglobina. Com o CO2 ocorre o contrário, o sangue é mais rico em CO2 do que o alvéolo né? Aí o CO2 sai do sangue entra no alvéolo. Esse processo se chama hematose, lembra?
Quando o sangue (agora rico em O2) chega nas células, acontece o contrário: por difusão o CO2 sai sa célula (meio mais concentrado) e vai para o sangue (meio menos concentrado). O O2 então sai do sangue (meio mais concentrado) e entra na célula (meio menos concentrado).
Um outro gás, o CO (monóxido de carbono), também pode se ligar à hemoglobina. Quando isso acontece, temos um sério problema, porque a ligação ente o CO e a hemoglobina é mais forte. Assim, o CO dificilmente se despreende da molécula e impede que um oxigênio ou um dióxido de carbono se ligue a ela. Isso diminui a capacidade trasportadora do sangue: quando mais CO você inspira, menos CO2 e O2 seu sangue pode transportar. É isso que acontece no filmes quando a vítima se prende no carro e liga o escapamento com um cano dentro do automóvel. O CO produzindo pela combustão incompleta no motor pode levar a vítima à morte. O mesmo vale para túneis ou outros locais fechados onde pode ocorrer acúmulo de monóxido de carbono.

Respiração Intracelular

Uma vez dentro da célula, o oxigênio vai reagir com a glicose (dentro de uma organela chamada mitocôndria) e vai surgir a energia e o gás carbônico. A energia é aproveitada e o CO2 sai da célula, vai p respiraçãoro sangue, pro pulmão e por fim para o ambiente.
Equação da respiração:

O2 + C6H12O6 (glicose) -> CO2 + H2O + ENERGIA (em forma de ATP)






Taí um jogo site bem legal com jogos do sistema respiratório:

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm


Fonte: O corpo Humano, Prof. Ludmila Olandim

2 comentários:

Anônimo disse...

ÓTIMA ESTA MATÉRIA, ESTÁ PERFEITA. OBRIGADA. Izabel

Anônimo disse...

Adorei!! A linguagem facilita o entendimento... muito bom mesmo.Obrigada Elem